Jimmy Page, Guitarrista do Led Zeppelin, mago da guitarra, conseguiu sons combinando equipamentos diversos. Não é segredo minha admiração por esse músico, inclusive minha influência na guitarra, parte vem dele. Sempre que vou tocar uma música busco estudar como ela foi feita, como foi tocada e nisso fiz algumas descobertas sobre Page e suas escolhas de equipamento para gravação de algumas músicas.
Guitarras:
Notoriamente muitas pessoas associam Page a famosa Gibson Les Paul, ou ainda a Gibson Sg de dois braços, é fato que ele utilizou muito essas duas guitarras ao vivo, porém em estúdio Page abusava e tocava modelos como Fender Telecaster, Fender Stratocaster , Danelectro (principalmente para afinações diferentes), Fender de 12 cordas, algumas musicas que ele utilizou essas guitarras, os violões não listarei e nem outros instrumentos como bandolim, guitarra steel havaina:
– Fender Telecaster : praticamente o album Led Zeppelin 1 inteiro, solo de Stairway to Heaven da versão estúdio
– Fender Stratocaster : In the evening
– Gibson Les Paul: Black Dog, Since I’ve Been Loving You, Nobodys Fault but Mine
– Danelectro : White Summer (versão ao vivo de Black Mountain Side), Kashmir
– Fender 12 cordas: The song remains the same (estúdio)
Amplificadores:
Aqui temos um ponto praticamente impossível de saber com exatidão visto que nosso amigo usou praticamente de tudo, mas pra chegar próximo, um bom ampli valvulado, com características de timbre de um Marshall Plexi resolvem boa parte do trabalho principalmente do timbre ao vivo.
Em estúdio ele microfonava de muitas formas, um exemplo clássico seria da música Communication Breakdown, onde microfonou um pequeno ampli Supro de 5 watts, e um microfone de ambiência da sala, resultando naquele som cheio de pressão que ouvimos na gravação
Efeitos:
Jimmy Page também explorou diversos efeitos nas gravações,notadamente sempre com reverbs, alguns exemplos de efeitos especificamente de algumas canções:
– Flanger : inicio de Nobodys Fault but Mine
– Ring Modulator: solo de Good Times, Bad Times
– Wah Wah : Dazed and Confused, The Lemom Song (riff principal), No quarter (solo), Custard Pie (solo)
– Phaser: Ten Years Gone
– Blue Box: solo de Fool in the rain
Afinações:
Page ficou mundialmente conhecido por usar diversas afinações não convencionais nas suas músicas, algumas que apareceram na discografia do Zeppelin, foram:
– DADGAD = a afinação mais associada a Page, Black mountain side( apesar de ser meio tom atras), e Kashmir são exemplos
– Open G: a afinação aberta aparece em In My time of Dying
– Drop D: aparece em Ten Years Gone e em Moby Dick
– CGCGCE: Friends e Bron Yr Aur
– DGDGCD: The Rain Song
Conhecer a história da música ao tocá-la faz parte do aprendizado, os equipamentos são veículos apenas pra se chegar a sons específicos, a forma como o músico os combina é que transforma esses sons em música.
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